Seg. à Sexta-Feira: 08:00 – 18:00
Sábado: 08:00 – 15:00

Avenida Caminho do Mar, 3406
Rudge Ramos – São Bernardo do Campo

Qualidade do combustível: o que você precisa saber

Não adianta fugir, se o dono do carro quiser garantir uma vida longa ao seu veículo, ele terá que prestar muita atenção na qualidade do combustível que usa. Contudo, fazer isso nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, todos os dias vemos práticas fraudulentas aparecendo nos noticiários e nem sempre temos o tempo necessário para uma verificação.

Ao usar combustível adulterado, os riscos envolvidos vão além da parte técnica do carro. A própria segurança do motorista e de terceiros é afetada, aumentando as chances de acidentes. Até mesmo o bolso sofre, pois os gastos tendem a aumentar.

Nos próximos parágrafos, selecionamos os pontos mais importantes sobre a qualidade do combustível. Você vai conferir os principais problemas que podem surgir se isso não for observado, assim como algumas dicas para se prevenir. Acompanhe e fique por dentro!

Danos provocados pela má qualidade do combustível

Combustíveis adulterados são muito mais comuns no mercado do que boa parte dos motoristas imagina. Às vezes, os problemas surgem, até mesmo, em postos que sempre foram tidos como de confiança.

Veja, com mais detalhes, os principais problemas que podem surgir quando não são tomados cuidados com a qualidade do combustível.

Aumento no consumo

O primeiro sintoma a ser percebido, quando o carro é abastecido com combustível de má qualidade, é um relativo aumento no consumo. Geralmente, esse problema surge atrelado à dificuldade de conseguir dar partida no veículo e uma sensação de que o motor está queimando de forma instável, o que não é incorreto.

Além disso, a má qualidade do combustível pode prejudicar as velas e o catalisador, com isso, esses equipamentos terão que ser trocados antes do período previsto, fator que acarreta mais gastos financeiros para o dono do carro.

Bomba de combustível

A bomba de combustível pode terminar se entupindo quando produto de má qualidade é usado. Vale lembrar de que esse componente é responsável por levar a alimentação até o motor. Caso ocorram problemas nesse item, o carro pode começar a falhar com mais frequência e “morrer”. O resultado são as intermináveis tentativas de partida até que ele “pegue”.

Injeção eletrônica

O combustível é injetado no motor do carro graças à bomba de injeção eletrônica. Como ela permanece em contato contínuo o combustível, se ele for de má qualidade, poderá haver um alto índice de desgaste e corrosão nesse componente.

Quando o sistema de injeção eletrônica deixa de funcionar, o carro também não funciona.

Partidas a frio

Os problemas envolvendo partidas a frio acometem muito os carros movidos apenas a gasolina. Esse tipo de veículo não lida muito bem com combustível adulterado. Seja qual for a situação, o fato é que, quando existe uma maior concentração de álcool, a dificuldade de realizar esse tipo de partida aumenta.

Isso acontece porque o etanol tem um nível de calor inferior ao apresentado pela gasolina. Sendo assim, o motor do carro precisará de uma quantidade maior de combustível para, enfim, funcionar, uma vez que o sistema de injeção é calibrado para a gasolina e não consegue suprir essa necessidade.

Lubrificação

O óleo de lubrificação é escolhido conforme o tipo de combustível, da mesma forma que todos os outros componentes do motor.

Sendo assim, quando há um aumento de álcool na gasolina, por exemplo, poderá haver problemas de lubrificação nos propulsores que trabalham apenas com o combustível derivado do petróleo.

Vale lembrar de que o etanol perde suas capacidades de lubrificação, quando é exposto a algum outro tipo de combustível.

Agora, se você avaliou os pontos citados acima e outros relacionados, e percebeu que seu carro está mesmo usando combustível adulterado, a melhor coisa a ser feita é procurar uma oficina especializada. Com isso, é possível fazer toda uma avaliação com equipamentos específicos e tomar as medidas necessárias.

Dicas para garantir a qualidade de combustível do carro

Com um pouco de cuidado, é possível diminuir significativamente os problemas e riscos que podem surgir envolvendo combustível adulterado. Veja algumas orientações práticas para se prevenir.

Cuidado com os postos

Não existe uma regra, entretanto, é interessante deixar de lado os postos de combustível que não sejam respaldados por uma marca conhecida. A credibilidade dela está em jogo, logo, a segurança para o consumidor é maior.

Preços baixos

As fraudes mais comuns relacionadas com combustíveis ocorrem quando os preços são muito mais baixos que o padrão. Propagandas demais também podem ser indícios de que há algo errado.

As melhores bandeiras tendem a criar uma mesma linha de atuação para seus serviços, em todo o território nacional.

Procedência do combustível

Todo estabelecimento deve informar ao consumidor a origem do produto de forma transparente. No caso dos postos de bandeira branca, cada uma das bombas deve ter uma indicação da distribuidora.

Uma dica muito boa nesse sentido, é conferir se há o selo do INMETRO nas bombas, com relação aos testes de proveta e de vazão. Aliás, o teste de proveta, que visa medir o percentual de álcool e gasolina na bomba, pode ser feito em casa com uma amostra retirada do tanque do carro.

Comportamento do carro

Nem todos os motoristas costumam anotar os quilômetros rodados com determinada quantidade de combustível a cada abastecimento feito. Contudo, criar o hábito de fazer isso torna possível medir como está o consumo do carro.

Se o indicador de consumo estiver aumentando, pode ser um sinal de que o combustível usado não tem procedência confiável.

Referências

Assim como em qualquer outra coisa que não conhecemos muito bem, pedir referências de postos de combustível é uma excelente maneira de evitar problemas nesse sentido. Até mesmo o próprio condutor, ao abastecer seu carro em postos diferentes, poderá analisar seu consumo e compartilhar com outros motoristas essas informações.

Então é isso, ficando atento às dicas acima é possível evitar correr riscos de desnecessários. Afinal, não é só combustível, há muitas outras coisas envolvidas, como segurança e gastos financeiros.

Tags :

Compartilhar :

A Bosch Car Service Rudge Ramos atua na região de São Bernardo, prestando serviços automotivos com equipe especializada e a melhor tecnologia disponível no mercado, onde você conta com produtos e serviços exclusivos Bosch para sua garantia e confiabilidade.

Horário de Atendimento

Nossa equipe de Suporte está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para responder às suas dúvidas.

Links Importantes

Desenvolvido por Vitrusweb – Agência de Marketing

Copyright © 2021. Todos os Direitos Reservados – Bosch Rudge Ramos.

Como podemos ajudar você?